Representações Sociais da depressão na terceira idade

Depressao 3ª idade

Todo o ser humano quando nasce, dá inicio ao seu ciclo de vida biológico. Nasceu, vai crescer, envelhecer, e a morte. Na sociedade moderna muito se evoluiu neste âmbito da velhice, muito mais se poderá fazer. O idoso ao entrar na idade começa a sentir limitações de várias formas, físicas e psicológicas, a sua forma de ver a vida interiorizando pensamentos fixos, pode entrar em quadros depressivos, moderados ou graves.

Os familiares ao sentirem estas mudanças também sofrem com as delimitações do idoso, por vezes os familiares sentem dificuldades de acção para poderem ajudar. Nesta fase da vida do idoso, pode surgir tentativas ou até consumação do suicídio, este episodio acontece quando o idoso se encontra cognitivamente consciente do factor das suas limitações perdendo a esperança de as ultrapassar, podendo sentir sentimentos de culpa pelo facto de estar dando muito trabalho aos seus familiares.

Os lares de dia são uma mais valia para os idosos poderem conviver e libertarem-se dos pensamentos invasores da mente.

A velhice é um dos pontos centrais de atenção dos agentes sociais e governamentais, como processos do ciclo vital do ser humano, podendo afectar os idosos com transtornos, como a depressão o mal doséculo(Gazalle; HALLAL;LIMA, 2004).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *